CMDCA

NOTÍCIAS DO CMDCA

Passo a passo doação FIA na hora da declaração do IR

Até 28 de abril parte do IR pode ser doado ao Fundo da Infância e Adolescência de CURVELO

QUEM PODE DOAR? :

PESSOAS FÍSICAS que fazem a declaração do  imposto de renda pelo modelo completo PODEM DOAR até 3% do imposto de renda devido. PESSOAS JURÍDICAS optantes pelo regime de lucro real podem doar até 1%. Como em Curvelo tem poucas empresas que fazem o imposto de renda no modelo lucro real , nós precisamos contar com o apoio e conscientização das pessoas físicas.

COMO FUNCIONA A DESTINAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NA HORA DA DECLARAÇÃO?

A doação é efetuada diretamente na hora do preenchimento da DECLARAÇÃO no PROGRAMA DA RECEITA FEDERAL, o programa calcula automaticamente o valor que pode ser doado, o contribuinte coloca CURVELO como  fundo municipal beneficiado e é gerado um DARF PARA pagamento até o dia 28/04/2017.

Pra quem tem IMPOSTO A RECEBER ,a pessoa paga o DARF do valor doado  e receberá este valor de volta junto com a restituição do Imposto de Renda,  com a devida correção monetária.  Neste caso, é como se tivesse colocando o valor doado numa poupança.

PASSO A PASSO PARA DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENCA (ECA):

  1. Orientações para informar o valor a ser destinado:
  2. Ir em Resumo da Declaração
  3. Doações Diretamente na Declaração – ECA
  4. Novo
  5. Tipo de Fundo: MUNICIPAL
  6. UF: MG
  7. Município: CURVELO
  8. Valor: o valor máximo a ser doado é o que consta nesta mesma tela, no campo “Valor Disponível para Doação”.
  9. Ok.
  10. Orientações para imprimir o DARF:
  11. Após informar os dados acima, vá no item Imprimir
  12. Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA
  13. Selecione a declaração.
  14. Ok.
  15. O Darf impresso estará com o código 3351, e deve ser paga, impreterivelmente, até dia 30/04/2017.

Para quem optar pela doação diretamente na declaração, o Darf impresso com o código 3351, diz respeito somente à parte do imposto destinado para doação. Não confunda com o Darf do imposto a pagar ao Governo Federal.

CMDCA LANÇA NOVA LOGO DO FIA E CLUBE DO LEÃOZINHO

Neste dia 9 de novembro, acontece, na Central dos Conselhos Municipais, a reunião do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Curvelo, para lançamento da campanha FIA 2017/2018.

Nova marca: onde ela está, tem criança feliz
Nova marca: onde ela está, tem criança feliz

O Fundo da Criança e do Adolescente – FIA é um fundo especial, criado por lei, para captar recursos que serão destinados especificamente para área da infância e adolescência, tendo a finalidade específica de financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias. É composto por um conjunto de receitas (recursos financeiros depositados em uma ou várias contas bancárias), as quais são investidas a partir da deliberação dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. Em âmbito municipal, o FIA é gerido pelo CMDCA, com o apoio (administrativo) dos órgãos encarregados do planejamento e finanças do município, seguindo as regras da Lei nº 4.320/64, bem como as demais normas relativas à gestão de recursos públicos. Algumas de suas fontes de receita são previstas pelo próprio ECA, como é o caso das multas administrativas aplicadas em razão da prática de algumas das infrações tipificadas nos arts. 245 a 258, do ECA (cf. arts. 154 c/c 214, do ECA), das multas impostas em sede de ação civil pública (cf. art. 214, do ECA) e as chamadas “doações subsidiadas” de pessoas físicas ou jurídicas, previstas no art. 260, caput, do ECA, que poderão ser deduzidas do imposto de renda dos doadores até o limite legal de 1% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física.

O FIA de Curvelo experimentou dias de muito sucesso, com arrecadações expressivas até meados de 2008, quando houve uma forte campanha visando à adesão de empresas de todos os portes e também de doadores Pessoa Física. Contabilistas foram fundamentais para que esse sucesso ocorresse e as instituições aptas a receber recursos participaram também de um video promocional feito pela Prefeitura para lançamento da campanha.

“Infelizmente, nos anos posteriores a arrecadação caiu e, com a crise, essa tendência se acentuou. O que queremos é retomar esse crescimento, porque nossas instituições têm projetos muito  bons e importantes, que precisamo muito desse aporte financeiro. Além disso, as empresas saem ganhando duplamente, porque além de deduzirem do Imposto de Renda, elas dão a sua contribuição social, o que aos olhos do público é muito positivo”, analisa a Presidente do CMDCA, Kênia Boson.

Kênia e os demais conselheiros do CMDCA tomaram posse em agosto e estão cheios de gás para a nova campanha. Para isso, o conselho procurou reforçar a parceria com a  Prefeitura, que criou uma nova marca para o FIA Curvelo. Nela, a figura do leãozinho reforça o objetivo do CMDCA, que é proteger e fomentar a educação de crianças e adolescentes, para torná-los cidadãos mais felizes e melhores agora e no futuro.

 

cmdca

 

 

A campanha foi lançada extra-oficialmente  no dia 7 de novembro, junto com a página da Comunidade do Fundo da Criança e Adolescente de Curvelo, no Facebook. Para reforçá-la, o CMDCA estuda o lançamento do selinho do CLUBE DO LEÃOZINHO, para estimular a participação das empresas nas doações ao FIA. “Onde essa marca estiver, tem criança feliz” é o lema do clube, que já está sendo espalhado pelas redes sociais.

“Acredito que  o reforço da parceria com a Prefeitura e a renovação da marca são fundamentais para o sucesso da campanha e para as ações do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente como um todo. Os conselheiros estão de parabéns pela iniciativa”, disse o prefeito Maurílio Guimarães.

A marca do CMDCA também foi repaginada e faz um “link” com a marca do FIA Curvelo, com uma representação leve e alegre dos grandes beneficiados por todo esse esforço: as crianças curvelanas.

 

CDL E CONTABILISTAS SE UNEM A EMPRESAS DOADORAS EM MOBILIZAÇÃO

Reunião ampliada discute o Fortalecimento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curvelo

Em reunião na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Curvelo, representantes de entidades que atuam na área da infância e adolescência, contabilistas, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e algumas empresas que já colaboram com o FIA, como, CEMIG, Supermercado Cordeiro e ValLourec, discutiram, ainda em março deste ano, a ampliação da participação de empresas no fundo.

A reunião foi convocada pelo– Conselho de Desenvolvimento Econômico de Curvelo – CODEC, com o apoio da Associação dos Contabilistas de Curvelo, Conselho Regional de Contabilidade, CDL, Subsecretaria de Políticas Sociais e Gerência de Comunicação da Prefeitura de Curvelo, teve por objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância de destinar recursos para o FIA de Curvelo.Em 2006, foi realizado, por iniciativa da própria Prefeitura, o Dia da Responsabilidade Social, com uma reunião espeical no Plenário da Câmara, em que foi lançada a campanha pelo FIA Curvelo, inclusive com um filme produzido pela Prefeitura. O Subsecretário de Políticas Sociais e Desenvolvimento Sustentável, João Comunitário, destacou os nomes das entidades e empresas presentes e falou sobre o funcionamento do FIA, que é gerenciado pelo CMDCA, que discute e aprova os projetos das entidades a serem financiados com recursos do Fundo e a Prefeitura elabora o convênio e repassa os valores.

Representando os contabilistas, César Frutuoso e Maurílio fizeram uma importante contextualização sobre a legislação e a forma prática que as pessoas físicas e jurídicas podem destinar recursos para o FIA e proceder o desconto no imposto a pagar para a receita Federal.

Representantes da Cemig, Supermercados Cordeiro, Vallourec e Plantar também expuseram os benefícios da doação.  O programa AI 6%, da CEMIG, por exemplo, é um dos destaques do FIA. A representante da APAE, Celmi  Buitrago, defendeu as doações, apontando resultados expressivos de projetos da entidade que são alimentados pelo programa de responsabilidade social beneficiado pelo Fundo.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.