
Para entender a origem dessa epidemia que atualmente assola o Brasil inteiro, precisamos aprender alguns conceitos, começando pela palavra mais utilizada atualmente: Arbovirose. Então, vamos lá?
O que são Arboviroses?
Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos , em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores do vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.
Aedes Aegypti
E como combater esse vilão?
– Mantenha caixas d’água, barris e tonéis sempre fechados;
– Descarte e embale corretamente qualquer objeto que possa acumular água (copos, potes, latas, garrafas plásticas, etc);
– Tem plantas em casa? coloque areia até a borda dos pratinhos onde ficam os vasos;
– Mantenha a laje sempre limpa e não deixe que a água da chuva se acumule sobre ela;
– Lave bem todos os utensílios utilizados para guardar água, principalmente bebedouros de animais domésticos;
– Pneus devem ser armazenados em locais secos e fechados;
– Piscinas e fontes devem estar sempre tratadas. Caso tenha cobertura, verificar se a lona está bem esticada.
Curvelo contra a Dengue
A Prefeitura de Curvelo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo uma série de ações para auxiliar a população no combate ao Aedes Aegypti. Vale ressaltar que essas ações são realizadas durante todos os meses do ano, pois a vigilância contra o mosquito não pode cessar. Porém, algumas atividades foram intensificadas devido ao momento epidêmico que estamos vivendo.
Em 2023, os agentes de endemias visitaram 37.650 imóveis em Curvelo, o que contabiliza cerca de 80% de cobertura local. Houve também um reforço na equipe de agentes; cerca de 75 servidores municipais intensificaram as visitas domiciliares regulares, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. Os agentes de endemias estão empenhados em projetos que visam manter a limpeza não só em áreas públicas, mas também em locais privados. Um deles é o projeto ”Acumuladores Compulsivos”, que já resultou em mais de 80 toneladas de lixo recolhidos das residências de moradores que sofrem com essa síndrome. Além disso, atualmente está acontecendo o mutirão de limpeza em áreas prioritárias: 12 bairros já foram atendidos. Essa ação, também realizada em conjunto pelas Secretarias de Saúde e de Obras, já removeram 125 toneladas de materiais passíveis de reprodução para o mosquito da Dengue.
Tudo isso, soma-se ainda ao uso diário do termonebulizador, popularmente conhecido como fumacê. Três veículos, que foram adquiridos em 2023, estão rodando simultaneamente com o equipamento em rotas distintas, no início da manhã e no final da tarde/início da noite. Por ser um tipo de veneno utilizado no combate aos mosquitos que já estão em circulação, os moradores devem tomar alguns cuidados quando o fumacê estiver passando pela rua:
– Deixar portas e janelas abertas;
– Guardar e cobrir os alimentos;
– Cobrir gaiolas e guardar bebedouros de animais;
– Retirar as roupas do varal;
– Às pessoas alérgicas: fechar as portas e janelas do quarto e aguardar por duas horas.
Saúde Pública Municipal
boletim arboviroses
Confira os números atualizados da Dengue, Chikungunya e Zika em Curvelo e Minas Gerais