Todos contra a Dengue

WhatsApp Image 2024-02-05 at 16.11.00

Para entender a origem dessa epidemia que atualmente assola o Brasil inteiro, precisamos aprender alguns conceitos, começando pela palavra mais utilizada atualmente: Arbovirose. Então, vamos lá?

 

O que são Arboviroses?

Segundo o Ministério da Saúde, as arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra ”arbovirose” vem de arbovírus, que significa ”vírus transmitido por artrópodes. Essas enfermidades podem causar vários sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias.

Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos , em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores do vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.

 

Aedes Aegypti 

Agora que sabemos o significado de arbovirose, vamos conhecer o alvo do nosso combate: o mosquito Aedes Aegypti. Esse é o nome científico de um mosquito ou pernilongo, que tem como principal característica a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas. De hábitos diurnos, seu principal alimento é sangue humano, e por ser um mosquito considerado ”doméstico”, sua presença é mais comum em áreas urbanas altamente populosas. A infestação do Aedes se dá através de água acumulada/parada e altas temperaturas, motivo pelo qual o verão é a estação favorita para a reprodução da espécie e, consequentemente, o período do ano com o maior número de casos. Hoje sabemos que além da Dengue, a fêmea do Aedes Aegypti também é responsável por transmitir as doenças Chikungunya e Zika.

E como combater esse vilão?

Já é cientificamente comprovado que mais de 80% dos focos do Aedes Aegypti estão dentro de imóveis particulares. Visto isso, o combate deve começar por você, cidadão, dentro de casa! São atitudes simples, mas de extrema importância, que podem proteger sua família, amigos e vizinhos.
 

– Mantenha caixas d’água, barris e tonéis sempre fechados;

– Descarte e embale corretamente qualquer objeto que possa acumular água (copos, potes, latas, garrafas plásticas, etc);

– Tem plantas em casa? coloque areia até a borda dos pratinhos onde ficam os vasos;

– Mantenha a laje sempre limpa e não deixe que a água da chuva se acumule sobre ela;

– Lave bem todos os utensílios utilizados para guardar água, principalmente bebedouros de animais domésticos;

– Pneus devem ser armazenados em locais secos e fechados;

– Piscinas e fontes devem estar sempre tratadas. Caso tenha cobertura, verificar se a lona está bem esticada.

 

Curvelo contra a Dengue

A Prefeitura de Curvelo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo uma série de ações para auxiliar a população no combate ao Aedes Aegypti. Vale ressaltar que essas ações são realizadas durante todos os meses do ano, pois a vigilância contra o mosquito não pode cessar. Porém, algumas atividades foram intensificadas devido ao momento epidêmico que estamos vivendo.

Em 2023, os agentes de endemias visitaram 37.650 imóveis em Curvelo, o que contabiliza cerca de 80% de cobertura local. Houve também um reforço na equipe de agentes; cerca de 75 servidores municipais intensificaram as visitas domiciliares regulares, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. Os agentes de endemias estão empenhados em projetos que visam manter a limpeza não só em áreas públicas, mas também em locais privados. Um deles é o projeto ”Acumuladores Compulsivos”, que já resultou em mais de 80 toneladas de lixo recolhidos das residências de moradores que sofrem com essa síndrome.  Além disso, atualmente está acontecendo o mutirão de limpeza em áreas prioritárias: 12 bairros já foram atendidos. Essa ação, também realizada em conjunto pelas Secretarias de Saúde e de Obras, já removeram 125 toneladas de materiais passíveis de reprodução para o mosquito da Dengue.

Tudo isso, soma-se ainda ao uso diário do termonebulizador, popularmente conhecido como fumacê. Três veículos, que foram adquiridos em 2023, estão rodando simultaneamente com o equipamento em rotas distintas, no início da manhã e no final da tarde/início da noite. Por ser um tipo de veneno utilizado no combate aos mosquitos que já estão em circulação, os moradores devem tomar alguns cuidados quando o fumacê estiver passando pela rua:

– Deixar portas e janelas abertas;

– Guardar e cobrir os alimentos;

– Cobrir gaiolas e guardar bebedouros de animais;

– Retirar as roupas do varal;

– Às pessoas alérgicas: fechar as portas e janelas do quarto e aguardar por duas horas.

 

Saúde Pública Municipal

 A Prefeitura de Curvelo tem investido em reforço às equipes médicas do Pronto Atendimento Municipal. Uma equipe extra composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e médico, foi acrescentada durante o período noturno, todos os dias da semana. Também foram abertas duas salas extras com capacidade para atender cerca de 36 pacientes simultaneamente, sendo possível ampliar ainda mais o espaço, caso haja necessidade.
 
É importante ressaltar que, ao sinal de sintomas leves como dor de cabeça e dores pelo corpo, é aconselhável procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e seguir as orientações passadas pelo médico. Só é indicado ir ao Pronto Atendimento Municipal em caso de encaminhamento da UBS ou em situações de extrema urgência.
 
Além de todas essas medidas, Curvelo está em situação de emergência em saúde pública desde o dia 29 de janeiro de 2024. Isso significa que o município pode ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem a necessidade de licitação e ultrapassar as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise. Clique aqui para visualizar o decreto nº5744/2024.
 

boletim arboviroses

Confira os números atualizados da Dengue, Chikungunya e Zika em Curvelo e Minas Gerais

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.