CURVELO AGORA É BASE DO SAMU REGIONAL!

Foto: Estêvão Ribas/Prefeitura de Curvelo

Um sonho de mais de 10 anos foi finalmente concretizado nesse dia 1º de abril. Curvelo agora tem SAMU. E não apenas uma unidade, mas uma base avançada serviço regional de Sete Lagoas, que já é uma referência em saúde para 36 municípios. Com isso, Curvelo passa a ter o serviço 192 e duas equipes de enfermeiros e médicos, além de uma ambulância básica e uma avançada (UTI Móvel) para atendimento de urgência 24h. 

O SAMU Curvelo foi inaugurado em cerimônia repleta de emoção e muito prestigiada pela comunidade, às 7h da manhã, com presença das principais autoridades de saúde, políticas, civis e militares do Município e da Regional Sete Lagoas. A base descentralizada de Curvelo pertence a um conjunto de 11 novas bases do SAMU que estão sendo implantadas pela regional. 

Esforço conjunto

Bruna de Carvalho, coordenadora do Serviço de Enfermagem do SAMU Regional, frisou que a humanização no atendimento é uma das marcas de qualidade do serviço, uma vez que ele entra nas casas das pessoas e, por esse diferencial, já tem um impacto bastante importante na vida do cidadão. Ela lembrou o empenho da equipe de Curvelo no treinamento, a fim de ofertar o melhor serviço possível, em conjunto com outras forças de saúde e segurança, como o Corpo de Bombeiros, o Pronto-Atendimento e o Hospital Imaculada. 

Para o secretário municipal de Saúde, Raphael Schlegel, a presença do SAMU representa o maior avanço na história da saúde da região, nos últimos 10 anos. “Quem tem o SAMU sabe o quanto ele faz a diferença no atendimento de urgência e emergência. E essa diferença já se sente na ligação do 192, quando o cidadão já recebe o primeiro atendimento, uma consulta para que o socorro chegue da forma mais assertiva possível”, disse ele, ao relembrar o histórico de quase 30 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no país. 

O prefeito Luiz Paulo ressaltou, em sua fala, o quanto foi importante a participação direta e efetiva do secretário municipal de Saúde, Raphael Schlegel, para conseguir a adesão dos outros 35 municípios participantes da regional para que a sede do SAMU viesse para Curvelo. Ele também fez questão de lembrar que a luta pela vinda do serviço remete à agosto de 2021, quando o plano da base central foi apresentado ao Secretário de Estado de Saúde e, de lá para cá, o quanto foi suado o esforço para que a unidade acontecesse. 

Missão e mais leitos

Luiz Paulo também fez referência aos profissionais da equipe SAMU, que esperaram muito por essa inauguração, e lembrou que, mais que um trabalho o atendimento à população em serviços de urgência e emergência é uma missão. Ele aproveitou para cumprimentar a cada servidor do Pronto Atendimento e também do Hospital Imaculada Conceição que ali se fizeram representar por diversos funcionários e também pela Irmã Dilma Coelho, a quem reforçou também o empenho da administração municipal para a entrega de mais 27 leitos de enfermaria e uma nova UTI – ações que já estão acontecendo e cujo desfecho deverá acontecer em breve tempo.

A cerimônia de inauguração também contou com pronunciamentos do vice-prefeito, Dr. Gustavo Nascimento, do Superintendente da Regional de Saúde em Sete Lagoas, Fabrício Teixiera, do Cmte da 5ª Cia do Corpo de Bombeiros em Sete Lagoas, Major Luiz Paulo Araújo, da Gerente Regional do CISMEV, Magna Fonseca, e da vereadora Maria Dorileia, na oportunidade representando a Câmara Municipal. Todos cumprimentaram a administração municipal pelo esforço conjunto que resultou na chegada do SAMU a Curvelo, desejando que o serviço cumpra seu papel, que é um marco histórico para a saúde regional. O SAMU Regional Sete Lagoas conta, ao todo com 17 ambulâncias (3 Unidades de Suporte Avançado de Vida e 14 Unidades de Suporte Básico), que atenderão, além de Curvelo (que é base avançada) : Abaeté, Araçaí, Baldim, Biquinhas, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cedro do Abaeté, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama, Augusto de Lima, Buenópolis, Corinto,  Felixlândia, Inimutaba, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Santo Hipólito, Três Marias e Sete Lagoas, perfazendo uma população de 630 mil pessoas. 

SERVIÇOS