Curvelo agora tem Centro de Atendimento Educacional Especializado!

Novo espaço inaugurado nesta segunda, 6 de maio, será destinado ao atendimento de crianças da rede municipal de ensino, diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e outras necessidades especiais.

A CENTRAL DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, inaugurada neste dia 6 de maio pelo Prefeito Luiz Paulo, prestará atendimento a crianças da Educação Especial, com prioridade para as diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, através de uma equipe composta por seis profissionais devidamente habilitados, sendo uma coordenadora, psicóloga, uma psicopedagoga, uma neuropsicopedagoga, professor de Educação Física com especialização em Transtorno do Espectro Autista e um professor de educação física com especialização em Educação Especial.

A Central funcionará das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e as crianças serão atendidas através das escolas, segundo critérios definidos pela Central.

Os principais critérios são:

– pertencer preferencialmente à Primeira Infância (0 a 3 anos);

– estar matriculado na rede municipal de ensino;

– ser usuário do G-SUAS assistido por programas da Assistência Social Municipal ou CAD-ÚNICO;

– ser atendido pelo CREAS ou CRAS;

– ser nível 3 de suporte para Transtorno do Espectro Autista, com laudo médico.

Após triagem, atendimentos começam dia 20.

A Central iniciará efetivamente os atendimentos a partir de 20 de maio. Até lá, e equipe de especialistas percorrerá as escolas para a triagem dos alunos que se encaixam nos critérios estabelecidos. O ato de abertura do CAEE contou com presença do Prefeito de Curvelo, Luiz Paulo, da primeira-dama, Juliana Perente, madrinha do programa Criança Feliz/Primeira Infância, do vice-prefeito, Dr. Gustavo Nascimento, do Secretário Municipal de Educação, Alessandro Gomes Soares, da Subsecretária Pedagógica, Aparecida Avelino, da coordenadora da Centro de Atendimento Educacional Especializado, Graziele Motoso e sua equipe, e dos vereadores Maria Dorileia, Leonardo Gatita e Vânia da Ponte Nova. Em seu discurso, o prefeito enfatizou diversas outras ações da Prefeitura em prol da Primeira Infância, que em Curvelo atende 550 famílias. Ele também ressaltou a importância da união de esforços entre as diversas secretarias, como a Educação, Saúde e de Políticas Públicas, para a concretização do CAEE.

SERVIÇOS