Em parceria com JUCEMG, Curvelo apresenta REDE SIM + livre a contadores e contabilistas

Bate-papo estratégico com profissionais e presença de representantes da Junta Comercial de Minas Gerais e Sala Mineira do Empreendedor, realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda, viabilizou networking e troca de experiências para aprimorar qualidade dos serviços prestados a empreendedores curvelanos. Novo sistema possibilita a abertura automática de empresas.

Aconteceu, na manhã deste 14 de maio, no Auditório Municipal, o Bate-Papo Estratégico com Contadores. O objetivo do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Fazenda, em parceria com a JUCEMG, foi apresentar a nova funcionalidade do Portal Integrador REDESIM e conversar sobre os serviços da Sala Mineira do Empreendedor. Entre as novidades, a principal inovação é a automação do processo, que significa que na maioria dos casos a abertura de empresas terá um sistema automático, ou seja, será feita de forma instantânea.

O evento contou com a presença do prefeito de Curvelo, Luiz Paulo, que ressaltou a importância da desburocratização para o desenvolvimento do Município. “Temos, desde 2021, quando iniciamos nossa gestão, nos esforçado para ampliar os horizontes de quem empreende. Para isso, conseguimos dar nova vida à Sala do Empreendedor, que em breve estará em um ambiente totalmente novo, trazendo pessoal qualificado para atuar conosco na desburocratização, melhorando os processos de abertura de empresas, promovendo a qualificação da mão de obra ofertada em nossa cidade, entre outras ações. Ao mesmo tempo, buscamos parcerias fora até mesmo do país, como ocorreu quando fui à China e a Dubai, lançando luz sobre novos projetos que antes Curvelo sequer sonhava. Para nós, foi e é imprescindível a parceria da JUCEM e do Sebrae, como também o profissionalismo dos nossos servidores, em especial os da Fazenda, Planejamento e da Sala Mineira, sem os quais não seria possível que a adesão de Curvelo ao REDESIM”, ressaltou o prefeito.

O Secretário Municipal de Fazenda, Pedro Bianchi, apresentou todos os programas criados, desde 2021, a fim de levar adiante o plano de desburocratização e desenvolvimento da Prefeitura de Curvelo, entre eles o Impulsiona Curvelo, com o objetivo de criar oportunidades de negócios a partir de um novo olhar para as Compras Públicas, promovendo o favorecimento das empresas locais. “Foram 44 licitações bem-sucedidas e vencidas por empresas de Curvelo, desde a abertura do programa, e isso significa mais recurso circulando na cidade, criação de emprego e renda, com um total de mais de R$37 milhões de recursos movimentados, ultrapassando municípios como Belo Horizonte e outras cidades mineiras”, apontou Bianchi, que também destacou que em 2021 o tempo médio para abertura de empresas era de 30 dias e com o programa houve redução para 3 a 4 dias em média. “Hoje o avanço será ainda maior com a automação do processo’, pontuou o Secretário.

Para Secretária-Geral da JUCEMG, Maribele Bonfim, Curvelo tem sido um exemplo de compromisso com a desburocratização e o desenvolvimento econômico. “Nossa presidente, Patrícia, sempre ressalta o quanto o prefeito Luiz Paulo e sua equipe vêm se esforçando por uma cidade mais desenvolvida, em todos os aspectos, e vocês, curvelanos, são privilegiados em contar com essa adesão”, disse ela.

O técnico da JUCEMG, Gabriel Tavares, explicou ao público todas as vantagens da adesão ao REDESIM e à sua nova funcionalidade, que agora contará com os seguintes serviços para os usuários:

– Resposta automática de viabilidade locacional;

– Dispensa automática de alvarás para empresas de baixo risco;

– Emissão automática para empresas de médio risco;

– Envio de informações para o sistema municipal de gestão;

– Gestão de pareceres para demais documentos.

Por conta dessa nova forma de gerir os processos, o Município de Curvelo passa a ter menos burocracia para abertura e encerramento de empresas, com otimização dos fluxos para formalização, melhor gestão de etapas como viabilidade e licenciamento, entre outras vantagens.