Escola Aberta: uma colônia de férias gratuita para a alegria de pais e filhos

Projeto pioneiro da Prefeitura de Curvelo acontece pelo segundo ano consecutivo e oportuniza acesso a brincadeiras, oficinas, lazer e esporte com acompanhamento da Equipes Multidisciplinar da Secretaria da Educação.

Escola Aberta: atividades acontecerão entre os dias 8 e 19 de janeiro. (Foto: Prefeitura de Curvelo)

Em Curvelo, escola não é apenas um local de estudo no período escolar, mas sim um espaço comunitário, cheio de oportunidade de lazer, saúde e brincadeiras para as crianças. É isso que mostra o Projeto ESCOLA ABERTA, implantado em 2023 pela Secretaria Municipal da Educação, que em janeiro de 2024 acontece em três escolas polo da rede municipal de ensino.

“Os objetivos são oportunizar às crianças o brincar e o aprender, ofertar atividades lúdicas orientadas e promover ações de saúde e bem-estar, como o combate à dengue e a alimentação saudável e nutricional”, explica a Subsecretária Pedagógica, a psicopedagoga Aparecida Avelino, que coordena a implantação do projeto que transformará as escolas participantes em autênticas colônias de férias gratuitas para pelo menos 600 crianças.

Serão três escolas polo: E.M. Angelina Dotti, no Ipiranga, E.M. Boaventura Pereira Leite, no Bom Jesus, E.M. Dr. Viriato Diniz Mascarenhas Gonzaga (Caic), no bairro Bela Vista. Cada escola atenderá até 100 crianças por turno, ou seja, 200 por dia, no período de 8 a 19 de janeiro, das 8h às 11h35 (manhã) e das 12h30 às 16h05 (tarde). As inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis NA PRÓPRIA ESCOLA, no período de 3 a 5 de janeiro, das 7h às 12h e das 12h às 16h.

“O período de férias escolares é uma etapa necessária para todos da Educação Básica, mas, ao mesmo tempo, se torna uma problemática para as famílias, no que diz respeito ao fator ocupacional, cuidados, proteção e até mesmo das necessidades básicas, como a alimentação das crianças em fase escolar. Pensando nisso, a Prefeitura de Curvelo, com o apoio do prefeito, Luiz Paulo, e do vice-prefeito, Dr. Gustavo, está se esforçando para ofertar essa alternativa para as famílias, em especial das escolas localizadas nos bairros em que essas necessidades se apresentam com mais intensidade”, explicou o Secretário da Educação, Alessandro Gomes Soares.
Cada escola atenderá até 100 crianças por turno. (Foto: Prefeitura de Curvelo)