Prefeitura inaugura Núcleo de Apoio Social na Rodoviária

Serviço tem como principal missão ser ponto de apoio e acolhimento social eficiente e humanizado.

NASS foi inaugurado nessa sexta-feira (29) e contou com a presença de autoridades e servidores do setor social. (Foto: Prefeitura de Curvelo)

Como um presente extra de fim de ano, nesta sexta, 29 de dezembro, a Prefeitura de Curvelo abriu mais uma porta de acesso à cidadania. O NÚCLEO DE APOIO SOCIAL SUAS – NASS, implantado no piso superior do Terminal Rodoviário, nasce de um movimento que teve início ainda no início da gestão, com o objetivo de dotar nossa cidade de um ponto de apoio e acolhimento social eficiente e realmente humanizado.

O NASS tem como principal missão ampliar em Curvelo os serviços prestados por meio da Política Nacional de Assistência Social, com funções de inserção, prevenção, promoção e proteção do cidadão em situação de exclusão social, através de ações simples, mas concretas, como esta.

Para a Subsecretária de Políticas Sociais, Ivene Pacheco, essa é uma porta especial da assistência. “Teremos a oportunidade de acolher pessoas em situação de exclusão social, que estejam em trânsito pela cidade precisando de passagens e documentos, ofertando serviços básicos de proteção e promoção social para os moradores em situação de rua, evitando que elas se tornem andarilhos ou mesmo ofereçam algum risco a si mesmas e aos outros. Foi uma forma muito bacana que encontramos de ter um serviço de acolhimento humanizado a esses transeuntes e também a outras pessoas em situação de exclusão”, contou ela.

Moradores de rua

De acordo com a subsecretária Ivene Pacheco, em breve haverá também uma equipe nas ruas, fazendo a abordagem humanizada das pessoas em situação de rua.
O NASS contará também com um espaço para exposições de artistas populares locais e manifestações culturais diversas, em datas especiais como Dia Internacional da Mulher, Dia da Consciência Negra, Dia das Mães, Dia do Meio Ambiente, Natal, entre outras. A equipe de atendimento é composta por uma assistente social e uma assistente, coordenadas por uma assistente social da Subscretaria.

“Será um espaço democrático e com o qual a população em situação de risco se identificará bastante. Estamos cumprindo mais um compromisso firmado pela nossa gestão e com certeza é um avanço na área social, que só seria possível com apoio desse verdadeiro time montado pela Ivene e apoio de nossa equipe na Prefeitura e dos vereadores”, pontuou o prefeito Luiz Paulo.

Marcaram presença também na inauguração o vice-prefeito, Dr. Gustavo, os vereadores Jaleco, Léo Gatita e Vânia da Ponte Nova, e representantes das diversas secretarias municipais e Conselho Tutelar e também do Pastor Walter, que faz parte de um dos conselhos e, na oportunidade, proferiu uma bênção sobre os presentes e ao local.